TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Veja neste artigo como totalizar centros de custos com somase no Excel utilizando dúvida real enviada por inscrito do canal Everton Pires.

Baixe a planilha utilizada neste artigo (totalizar centros de custos com somase): http://bit.ly/Planilhas_Suporte_Funcoes.

Neste artigo vou mostrar uma dúvida real enviada ao canal Everton Pires, e neste exemplo é necessário saber os totais por centro de custo de uma base com mais de 500 lançamentos.

TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Este é um tipo de situação muito corriqueira no dia-a-dia principalmente no mundo corporativo, porém é preciso conhecer a função certa.

Sempre digo que as funções são o coração do Excel, e quanto mais funções você conhece mais problemas vai resolver.

Exemplo real

Neste exemplo tenho uma base de dados com quase 500 lançamentos que simula despesas por centro de custos, e possui centro de custo, conta e valor.

Caso real - TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Totalizar centros de custos

Considerando que será necessário totalizar os centros de custos de forma prática, então utilizo a função somase para resolver.

O objetivo é ter uma lista simples com todos os centros de custos únicos, e nesta nova lista saber os totais de cada centro de custo.

Lista de centro de custo com valores únicos

Esta lista pode ser feita de duas formas, com a função único, ou fazendo a limpeza dos dados pelo comando excluir repetidos.

Limpar os dados de forma manual

Selecione todos os centros de custos, copie e depois cole em outro local livre da planilha, e então selecione todos os dados.

Valores únicos - TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Agora com os centros de custos selecionados entre na guia dados, e depois escolha o comando remover duplicadas dentro do grupo ferramenta de dados.

Remover dados complicados - TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE
Valores únicos com a função único

A outra forma de criar a lista de centros de custos sem valores repetidos é utilizando a função único, porém existe um problema.

Esta função sem dúvidas é a melhor opção, porém não está disponível fora da assinatura do Office 365.

Depois de definir o local da lista sem repetição, aplico a função único com base na lista completa de centros de custos.

Lista com valores únicos

A função único é matricial e desta forma se aplica em uma única célula, porém despeja os dados para as células abaixo.

Trabalhar com funções é sempre mais produtivo, pois sempre que a base original sofrer atualizações tudo atualiza automaticamente.

Aplicar a função somase

Com os centros de custos resumidos agora é hora de aplicar a função somase para totalizar os valores por centro de custos.

A lógica da função somase é simples, pois permite criar uma soma respeitando um critério, então é ideal para totalizar os centros de custos.

A função possui três elementos principais:

  • Intervalo: o elemento intervalo é a seleção de toda a tabela, e deve iniciar na coluna do critério até a coluna dos valores.
  • Critérios: o critério é o valor é a condição para aplicar a soma.
  • Intervalo_valor: neste elemento basta selecionar a coluna dos valores.
Função Somase

Depois de aplicar a função somase na primeira linha tenho que colar para todas as linhas, mas antes fixo a referência I10 de forma mista com coluna fixa (3x o F4).

Aplicando a função

Baixe a planilha utilizada neste artigo (totalizar centros de custos com somase): http://bit.ly/Planilhas_Suporte_Funcoes.


Veja também:


Cursos Online

Você sabia que o Microsoft Excel é mais requisitado em entrevistas do que o inglês? Então não perca tempo e seja especialista na ferramenta mais utilizada do Planeta. Cursos de Excel online.


Espero que tenha gostado do artigo e seja muito útil!

Foto Everton Pires

Everton Pires
Empreendedor Digital | Especialista em Finanças e Controladoria

Logo excelforever

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *