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TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Veja neste artigo como totalizar centros de custos com somase no Excel utilizando dúvida real enviada por inscrito do canal Everton Pires.

Baixe a planilha utilizada neste artigo (totalizar centros de custos com somase): http://bit.ly/Planilhas_Suporte_Funcoes.

Neste artigo vou mostrar uma dúvida real enviada ao canal Everton Pires, e neste exemplo é necessário saber os totais por centro de custo de uma base com mais de 500 lançamentos.

TOTALIZAR CENTROS DE CUSTOS COM SOMASE

Este é um tipo de situação muito corriqueira no dia-a-dia principalmente no mundo corporativo, porém é preciso conhecer a função certa.

Sempre digo que as funções são o coração do Excel, e quanto mais funções você conhece mais problemas vai resolver.

Exemplo real

Neste exemplo tenho uma base de dados com quase 500 lançamentos que simula despesas por centro de custos, e possui centro de custo, conta e valor.

Totalizar centros de custos

Considerando que será necessário totalizar os centros de custos de forma prática, então utilizo a função somase para resolver.

O objetivo é ter uma lista simples com todos os centros de custos únicos, e nesta nova lista saber os totais de cada centro de custo.

Lista de centro de custo com valores únicos

Esta lista pode ser feita de duas formas, com a função único, ou fazendo a limpeza dos dados pelo comando excluir repetidos.

Limpar os dados de forma manual

Selecione todos os centros de custos, copie e depois cole em outro local livre da planilha, e então selecione todos os dados.

Agora com os centros de custos selecionados entre na guia dados, e depois escolha o comando remover duplicadas dentro do grupo ferramenta de dados.

Valores únicos com a função único

A outra forma de criar a lista de centros de custos sem valores repetidos é utilizando a função único, porém existe um problema.

Esta função sem dúvidas é a melhor opção, porém não está disponível fora da assinatura do Office 365.

Depois de definir o local da lista sem repetição, aplico a função único com base na lista completa de centros de custos.

A função único é matricial e desta forma se aplica em uma única célula, porém despeja os dados para as células abaixo.

Trabalhar com funções é sempre mais produtivo, pois sempre que a base original sofrer atualizações tudo atualiza automaticamente.

Aplicar a função somase

Com os centros de custos resumidos agora é hora de aplicar a função somase para totalizar os valores por centro de custos.

A lógica da função somase é simples, pois permite criar uma soma respeitando um critério, então é ideal para totalizar os centros de custos.

A função possui três elementos principais:

Depois de aplicar a função somase na primeira linha tenho que colar para todas as linhas, mas antes fixo a referência I10 de forma mista com coluna fixa (3x o F4).

Baixe a planilha utilizada neste artigo (totalizar centros de custos com somase): http://bit.ly/Planilhas_Suporte_Funcoes.


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Espero que tenha gostado do artigo e seja muito útil!

Everton Pires
Empreendedor Digital | Especialista em Finanças e Controladoria

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