ExcelForever

TABELA DINÂMICA COM DUAS BASES

Saiba como unir bases numa mesma tabela dinâmica no Excel

O Microsoft Excel cada vez mais oferece ferramentas e possibilidades para o melhor gerenciamento de dados, além de maior eficiência.

Desde a versão 2013, o Excel permite trabalhar com mais de uma base de dados em uma mesma tabela dinâmica, oferecendo assim mais possibilidades e agilidade ao usuário.

Para unir bases em uma mesma tabela dinâmica é preciso respeitar algumas regras, e a primeira delas é que as duas ou mais bases dever estar em formato de tabela.

Canal ExcelForever (Youtube)

É aconselhável nomear as tabelas, pois facilita bastante na hora de criar a relação de bases.

Com as duas ou mais tabelas nomeadas e em formato de tabela, agora é hora de criar a relação na guia dados e grupo ferramentas de dados:

Ao clicar no comando relações, surgirá a caixa gerenciar relações:

tela gerenciar relações - tabelas dinâmicas com duas bases

O próximo passo é clicar em novo, para criar uma nova relação, e em seguida ajustar a relação:

Perceba que as tabelas relacionadas são diferentes, mas deve haver uma coluna que exista nas duas ou mas bases. Neste exemplo a coluna número da venda existe nas duas bases, e por este motivo foram relacionadas.

Agora o próximo passo será criar a tabela dinâmica, devendo haver uma atenção no início do processo. Diferentemente de uma tabela dinâmica normal o campo adicionar dados ao modelo de dados deve estar selecionado conforme a imagem abaixo:

Com este campo habilitado permitirá a relação das bases criadas até aqui, e a partir de agora estará habilitadas as duas ou mais bases de dados prontas para serem relacionadas:

Perceba agora que as bases estarão disponíveis para serem utilizadas normalmente em uma única tabela dinâmica.

Sem dúvida é uma ferramenta que leva muita produtividade aos usuários, além de evitar trabalhos manuais extras nas bases.


Veja também nosso vídeo no Youtube sobre o assunto:



Espero que tenha gostado do artigo e seja muito útil. Grande abraço e sucesso!

Everton Pires

Sair da versão mobile