Conheça todos os erros do Microsoft Excel, saiba a origem de cada erro e como resolver
O Excel é um dos programas mais requisitados e utilizados do planeta, e os motivos para isso são as inúmeras possibilidades e funcionalidades disponíveis no programa.
Outro motivo para tanto tempo de sucesso do programa são as atualizações e suporte aos usuários, o que torna o uso fácil gerando grande dependência nas empresas e pessoas.
Dentro de todo o suporte que o programa disponibiliza estão os alertas de erros direto na tela de trabalho do Excel, que indicam problemas em andamento.
É muito importante conhecer todos os erros do Microsoft Excel, pois assim o usuário ganha tempo resolvendo todos os tipos de problemas com muita rapidez.
Erro #Valor!
O Erros #Valor! é muito comum e acontece quando existe erros de síntese, ou seja, erros no nome ou ausência de fórmulas. Para resolver este basta checar o nome e elementos da fórmula.
Erro #Ref!
Este tipo de erro acontece quando parte de uma fórmula já existente é excluída ou mudada de lugar de forma errada, e para corrigir basta analisar os locais antes definidos e corrigir o erro.
Uma ferramenta que pode ajudar nisso é a auditoria de fórmulas, pois consegue rastrear dependentes e precedentes com muita eficiência.
Erro #Num!
O erro #num! acontece quanto cálculos impossíveis acontecem, como números muito grandes e raízes de números negativos por exemplo.
Erro #nome!
Este tipo de erro acontece quando digitamos nomes de funções de forma errada, é muito comum quando confundimos o idioma da função e neste caso surgirá o erro #nome!.
Erro #N/D
Este erro também é muito comum e acontece em funções de procura e referência como a famosa Procv, e também Proch, Proc e Corresp.
O erro ocorre quando o valor procurado não é encontrado pela matriz definida, pode até ser que o valor procurado realmente não exista, porém na maior parte das vezes existem problemas que podem estar na estrutura da fórmula e ate mesmo no formato do valor procurado diferente do formato da matriz.
Erro #DIV/0!
O erro #DIV/0! ocorre quando dividimos determinado valor por zero ou por uma célula vazio que possui o mesmo efeito.
Para resolver basta detectar o local do cálculo errado, corrigir procurando uma melhor forma para resolver o roblema.
Erro #####
Este erro também ocorre com muita frequência e é o mais simples de resolver, pois acontece quando os dados da célula são maiores do que a largura da coluna.
Para resolver este erro basta aumentar a largura da coluna de forma que todos os dados caibam nas células, ou clicar duas vezes na extremidade direita da coluna para expandir seu tamanho automaticamente.
Erro #Nulo!
O Erro #Nulo! ocorre quando não utilizamos os operadores de referências corretamente.
Um exemplo muito comum é quando queremos somar de dois ranges de células diferentes, e neste caso utilizamos o : para definir o início e fim de cada range de células, e ; para separar mais de um range de células.
Veja na imagem abaixo que falta o ; (ponto e vírgula) na tentativa de soma de dois ranges de células, e por este motivo temos como resultado o erro #Nulo.
Erro #Despejar!
O erro #despejar! é um novo erro do Excel, e está presente nas novas funções matricial disponíveis nas últimas versões do Programa, como as funções Único, Classificar e classificarpor por exemplo.
O erro ocorre quando o local esperado para o despejo de dados da função está obstruído, ou seja, existem dados digitados nas células onde deveria estar limpo.
Parece um pouco confuso para quem nunca teve nenhum contato com as novas funções matriciais, mas na prática são extremamente simples e produtivas.
Veja também:
- COMO BAIXAR O POWERBI
- COMO UTILIZAR A FUNÇÃO INT DO EXCEL
- Diferentes formas de inserir e excluir células no Microsoft Excel
- Extensões do Microsoft Excel
- Como criar e gerenciar pastas no Microsoft Excel
Baixe o calendário ExcelForever 2020 totalmente grátis:
Espero que tenha gostado do artigo e seja muito útil, grande abraço e sucesso!