Função Datadif no Excel

Função Datadif no Excel

A função Datadif é um pouco diferente, pois nem aparece no catálogo de funções do Microsoft Excel, porém funciona e muito bem.

A função faz o papel de alguns cálculos que costumamos fazer no Excel, como o cálculo de períodos entre datas.

Sem o auxílio de uma função, calculamos a quantidade de dias entre datas subtraindo a data mais antiga pela data mais recente, e é bem simples também.

Agora, quando precisamos aumentar a complexidade do cálculo calculando meses, anos e também prever a questão dos anos Bissextos, pode ser interessante o uso de uma fórmula mais eficiênte.

Estrutura da função

A estrutura da função Datadif é muito simples, e possui somente três elementos:

Imagem estrutura função datadif

Os três elementos são, a data inicial, e data final e a definição de dias (“D”), meses (“M”) ou anos (“Y”), lembrando que este último elemento está em inglês e o ano é o único diferente para nós e deve ser informado com um Y.

Com esta grande simplicidade a função entrega o período de dias, meses ou anos de acordo com a definição da função.

Por ser extremamente simples é muito utilizada dentro de outras funções para resolver problemáticas de períodos entre datas, cálculos de tempo, cálculo de idade, além de muitas outras situações.

Cálculo de idade com a função DataDif

Para calcular a idade de uma pessoa com a função Datadif é muito simples, basta inserir a data mais recente, a data mais velha e no último elemento inserir “Y” para indicar o cálculo de anos.

Uma grande vantagem de utilizar uma função para resolver um cálculo como este é que a função já considera um sistema de datas e assim considera anos bissextos, que possuem um dia a mais no mês de fevereiro.

Também é possível considerar anos bissextos em cálculos manuais, e uma das formas de solucionar é aplicando uma função se aninhada condicionando a quantidade de dias de cada mês.


Veja nosso vídeo no Youtube algumas dicas especiais de como utilizar a função DataDif:


Saiba mais:

Espero que tenha gostado do artigo e seja muito útil, grande abraço e sucesso!

Everton Pires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *