CONTROLE DE TAXAS DE CARTÕES COM FUNÇÃO SE

CONTROLE DE TAXAS DE CARTÕES COM FUNÇÃO SE

Veja neste artigo como aplicar criar um controle de taxas de cartões com função se para diferenciar taxas e parcelas.

Quer praticar? Então baixe a planilha utilizada neste artigo grátis (controle de taxas de cartões com função SE): Download suporte.

CONTROLE DE TAXAS DE CARTÕES COM FUNÇÃO SE

A função se é uma das funções mais utilizadas e versáteis do Excel, e muito aplicada em situações com pelo menos duas condições.

Banner computadores e informática

O exemplo mostrado neste artigo é um caso real enviado por um dos meus inscritos no Youtube, e um ótimo teste para testar os conhecimentos em funções.

Caso: lançamento de vendas com controle de taxas de cartões

Este é um exemplo bem interessante, pois além dos lançamentos das vendas é necessário distinguir as taxas de cartões conforme forma de pagamento.

Regras dos cartões

As regras de taxas dos cartões são bem simples, pois deve respeitar a tabela de taxas abaixo:

Regra dos cartões - CONTROLE DE TAXAS DE CARTÕES COM FUNÇÃO SE

De acordo com esta tabela as taxas podem ser diferentes respeitando o tipo do cartão, e quantidade de parcelas na transação.

O que fazer para solucionar?

A solução deste caso é relativamente simples, mas é necessário utilizar a função SE aninhada com a função E já que temos 4 condições na fórmula.

Solução do problema - CONTROLE DE TAXAS DE CARTÕES COM FUNÇÃO SE

As condições são as seguintes se compra no débito, então 0,99%, se compra no crédito em uma vez, então 1,99%, se compra no crédito de 2-6 parcelas, então 2,10%, e se compra no crédito de 7-12 parcelas, então 2,40%.

Solução do problema

A solução do problema é criar fórmula na coluna taxa para identificar a taxa em reais de acordo com a forma de pagamento.

Para aplicar a fórmula vou utilizar a função SE, porém com 4 condições e uma delas aninhada com a função E.

Aplicação da fórmula

Note que a solução toma um caminho mais simples, pois trava o débito no início e em seguida considera todas as 4 condições do problema.

O problema tem um ponto importante que precisa ser observado, pois a venda no crédito também pode ser em uma vez como o débito.

Para evitar o conflito na fórmula apliquei a função SE aninhada com a função E, pois, desta forma determino as quatro condições de forma exclusiva.


Ainda tem dúvidas de como criar um controle de taxas de cartões com função SE? Então veja como fazer passo a passo pelo nosso vídeo no Youtube:


Artigos recentes


Banner oferta games na Amazon

Foto Everton Pires
Everton Pires
Empreendedor digital e especialista em finanças e controladoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *