Veja neste artigo como utilizar as funções Procv e aleatórioentre para gerar nomes aleatórios para uso em um teste de inglês.
Baixe a planilha utilizada neste artigo (Procv e aleatórioentre para gerar nomes aleatórios): http://bit.ly/Planilhas_Suporte_Funcoes
Recentemente lançamos uma nova planilha para testes de palavras e verbos de inglês e no desenvolvimento tivemos vários desafios interessantes para criar testes em diferentes formas.
Um destes testes são os testes de palavras aleatórias em geral que permitem que o aluno teste seus conhecimentos de palavras em geral partindo de uma base de dados existente na planilha.
Com uma base com mais de 200 palavras em geral é preciso plicar funções na célula C12 para gerar os nomes da base de forma aleatória para que depois o aluno possa testar seus conhecimento aplicando resposta na célula E12.
A solução deste teste requer algumas etapas, e neste artigo vou focar na construção da fórmula para gerar os nomes aleatórios.
Para solucionar este desafio vou utilizar as funções PROCV e função aleatórioentre aninhadas (uma dentro da outra), a Procv faz procuras verticais identificando um valor em determinada base de dados especificado pelo número da coluna.
Já a função aleatórioentre gera números aleatórios com base em um valor mínimo e máximo especificado na função, e aninhada com outras funções pode também gerar nomes, datas e outros dados aleatórios.
O primeiro passo é ter o número de palavrar disponíveis que pode ser contado de forma manual ou utilizando fórmulas para que a planilha seja sempre o mais automática possível.
Contagem de linhas com função LIN
Como eu sempre prefiro as planilha o mais automáticas possíveis prefiro aplicar a função lin para numerar a quantidade de palavras disponíveis.
A função Lin não costuma ter muita utilidade quando usada individualmente, mas é perfeita para contar linhas, pois esta função entrega o número de ordem da linha conforme posição da célula.
Com a fórmula pronta basta clicar duas vezes na fórmula para aplicar para todas as palavras abaixo e assim numerar todas as palavras disponíveis na base.
Função máximo para identificar quantidade de palavras
Será preciso criar as funções Procv e aleatórioentre, e para isso será necessário o valor mínimo e máximo para a função aleatórioentre.
O valor mínimo será sempre o valor 1, então este valor pode ser manual, já o valor máximo pode ser móvel, pois a base pode ser atualizada a qualquer momento.
Para ter o valor máximo sempre atualizado de forma automática vou utilizar a função máximo para saber qual é o maior valor da coluna B entregue na célula B14.
Função PROCV e aleatórioentre para gerar palavras aleatórias
Agora é possível gerar as palavras da base de forma aleatória de forma automática utilizando o valor máximo de palavras para suporte da função aleatórioentre e a numeração para referência da função PROCV.
As palavras aleatórias devem ser geradas na célula C12, pois de acordo com o teste de inglês, após a palavra ser gerada o aluno deve inserir a resposta na célula E12 e assim testar se está correto.
A lógica desta fórmula é criar uma numeração aleatória dentro da função Procv que fará a busca do nome na coluna 2 com base no número aleatório gerado.
Com a fórmula pronta basta atualizar a planilha com a tecla F9 para gerar uma nova palavra aleatória na célula C12, e agora com a palavra gerada de forma aleatória outros passo seriam necessários para o desenvolvimento da planilha de testes.
Ainda tem dúvidas de como utilizar Procv e aleatórioentre para gerar nomes aleatórios? veja como fazer passo a passo pelo nosso vídeo no Youtube:
Veja também:
- COMO BAIXAR O POWERBI
- COMO UTILIZAR A FUNÇÃO INT DO EXCEL
- Diferentes formas de inserir e excluir células no Microsoft Excel
- Extensões do Microsoft Excel
- Como criar e gerenciar pastas no Microsoft Excel
Espero que goste do artigo e seja muito útil, grande abraço e sucesso!
Everton Pires
Empreendedor Digital e Youtuber